quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um só não, vamos todos!

Nesse mês de setembro de 2012 um tradicional colégio de Brasília completou 50 anos e organizou um Festival de Basquete para crianças entre 10 e 12 anos. A proposta da escola (Marista) e dos times convidados era de interação entre os alunos, familiares, professores e o basquete. Sem placar, com jogos rápidos, muitos jogos, todos contra todos.



Acompanhei meu filho Pablo e a Escola do Guilherme Giovannoni - GG12, mas os momentos foram muito além da tietagem da prole. Vidrei e muito com os filhos dos outros! Muitos times de Brasília, das Cidades Satélites, para ser mais exata. Conheci o CID - Centro de Iniciação Desportiva através dos times CID Taguatinga, CID Riacho Fundo e CID Varjão. Todas essas cidades são carentes de incentivos públicos em geral e o basquete não é o esporte mais popular do país, o que encanta em ver tantos meninos jogando com vontade e apresentando bons fundamentos em quadra. Escolas do Chile também participaram, como o Colégio Melipilla e o San Sebastian. A interação entre os basqueteiros era perfeita, com os alunos do Marista recebendo os chilenos em suas casas.





O basquete apresentado por esses meninos era tão lindo quanto a beleza de um Ginásio em plena atividade, lotato, jogos simultâneos, só basquete, respirando basquete. Logo percebíamos alguns talentos como o Benjamin do San Sebastian, forte e habilidoso e o João do La Salle, com domínio incrível da bola e muita velocidade. De alguns, recordo apenas o número da camisa, como o 7 do Marista. Falha minha, deveria guardar todos esses nomes.




Falando um pouco do time da GG12, vi na prática a ação extremamente positiva que tempo de quadra e experiêcia são capazes de fazer com esses garotos. Os meninos treinam duas vezes por semana, menos que alguns times presentes no Festival. O primeiro jogo foi um pouco zonzo, como alguém que tenta entender o que está acontecendo e como foi parar ali. Mas depois, pouco depois, eles já estava a mil por hora. A evolução entre uma manhã e uma tarde foi impressionante. Vontade, conhecimento do colega, do corpo, da velocidade, da força nos passes e principalmente da marcação. Eles tiveram uma sensacional aula de basquete na prática, em quadra, com adversários que viravam ídolos ao final de cada partida.




A lembrança desses três dias é motivadora e muito, muito otimista. Diante de tantas crianças apaixonadas por basquete, determinadas e felizes com a modalidade que escolheram, não há como não imaginar o futuro delas no esporte. Estamos diante sim de grandes talentos, de futuros professores, de futuros atletas. E com a peneira profissional, que costuma ser cruel com alguns, se apenas um menino ou menina (elas estavam em quadra também) se destacar nacionalmente e internacionalmente no basquete, não será ele só, se apresentando para o mundo, mas todos nós que estávamos presentes, admirando o que o esporte é capaz de fazer com o nosso futuro.










4 comentários:

  1. Sensacional, Marília!
    Parabéns pela visão que nem todos enxergam de eventos como esses. Nessa formação esportiva os pais também estão incluídos e é muito bom ver que há pais que entenderam o espírito da coisa e vão passar adiante esses ensinamentos.
    Que venham os próximos encontros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, Marília. Foi um final de semana fantástico e regado de muita emoção e aprendizagem. Esses meninos deram um show de coleguismo, animação, resistência e ainda mostraram evolução. Essa nova familia que nasceu, nao podemos deixar que desestruture jamais. Vamos montar a corrente do bem e mostrar para os novatos o quanto é bom bom e saudável fazer parte da familia GG12. Adriana Vilarinho.

      Excluir
    2. Caraca esse aí é o Pablito hauhauha... Marmanjo rsrsrs... Minha sobrinha estuda no la salle de águas claras tbm rsrsr...

      a propósito sou eu o Wanderson Lembra, amigo da mariana rsrsrs... Abraço.

      Excluir
  2. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and everything. However think about if you added some great
    graphics or video clips to give your posts more, "pop"!
    Your content is excellent but with images and video clips, this blog could undeniably
    be one of the most beneficial in its field. Excellent blog!


    Here is my weblog sac longchamps soldes

    ResponderExcluir